terça-feira, 3 de julho de 2007

Outro Rodrigues na Flip


Um dos eventos programados para a Festa Literária Internacional de Parati, a Flip, é uma exposição com os desenhos de Roberto Rodrigues, irmão mais velho do homenageado Nelson - essa ilustração aí do lado é de autoria dele, crédito para Ruy Castro em seu Anjo Pornográfico.

Roberto morreu de forma trágica, aos 23 anos, assassinado no gabinete de seu pai, na redação do jornal Crítica, de propriedade dos Rodrigues. Esse crime viria a marcar toda a família para sempre, tornando-se determinante também para a obra do irmão Nelson.

Aguardemos a chegada a Parati. Sem dúvida a exposição será um de nossos pousos. Comentários virão em breve!

Precisamos de um bom banho

Parece mentira, mas os controladores aéreos cooperaram e nenhum atraso na viagem. Durante as três horas de vôo que separam o Recife do Rio, passamos por uma espécie de 'coma' pelo cansaço. Do aeroporto até Ipanema, bairro onde estamos hospedados, deu para perceber que o Rio continua encantador, apesar dos pesares. Pela janela, o mar, as vitrines e, claro, o Cristo.

Olhando para dentro, o que era quarto começa a ser transformado num projeto de redação. Equipamentos espalhados junto com roupas e muitos papéis com informações sobre a Flip - Festa Literária Internacional de Parati, que cobriremos a partir de amanhã. E você vem com a gente!

Alguns anos atrás, os mais jovens não vão se lembrar, evidentemente, mas uma peça chamada Mamãe Não Pode Saber, fez grande sucesso no Recife. A personagem da atriz Sônia Bierbard repetia insistentemente o bordão, que aqui peço licença para usar, "Eu preciso mesmo é de um bom banho". Ao chuveiro, pois - e até Parati!

O Rio de Janeiro continua lindo

Chegamos no Rio há algumas horas e, por enquanto, nosso destino é qualquer um. Também... Depois de uma segunda-feira de mais decupagens, textos, offs gravados, recados para os editores e malas feitas durante a madrugada, até que vale um descansozinho, né?

Já dizia o poeta pernambucano Ascenso Ferreira, no seu poema Filosofia:

A José Pereira de Araújo - "Doutorzinho de Escada"
Hora de comer, - comer!
Hora de dormir, - dormir!
Hora de vadiar, - vadiar!
Hora de trabalhar?
- Pernas pro ar que ninguem é de ferro!

Vamos dar uma voltinha hoje e amanhã cedo partiremos de carro para Parati.