sexta-feira, 20 de julho de 2007

Domingo é dia de Flip na Globo Nordeste

O texto anterior foi escrito por Alexandre Cavalcanti, o popular Urêia, editor de imagens que ficou responsável pela edição do Globo Comunidade que vai ao ar no próximo domingo (22) e que vai ser dedicado à Festa Literária Internacional de Paraty.

Aliás, à Flip e a Nelson Rodrigues, bem entendido. O motivo da nossa cobertura, além da Festa em si, foi o fato de a homenagem deste ano ser a um dramaturgo, escritor e jornalista nascido em Pernambuco, de onde partimos no dia 3 de julho em direção ao litoral fluminense.

Pernambuco não aparece tanto na obra de Nelson, que foi morar no Rio ainda criança. Mas, como nos confidenciou o filho mais novo dele, Joffre, "papai nunca negou a macaxeira. Sou carioca e nunca comi aipim, sempre comemos macaxeira em casa".

Essa é uma das entrevistas presentes no Globo Comunidade. O programa vai estar aqui no blog e no pe360graus.com, na próxima segunda (23). Mas não perca: ele vai ao ar no domingo, às 7h.

Um depoimento

É sempre muito prazeroso “lapidar” um trabalho desta natureza. Mesmo estando preso ao pequeno espaço físico de uma ilha de edição, foi possível viajar à belíssima cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e sentir todo o clima deste evento literário que foi a Flip 2007.

Privilégio maior foi compartilhar e, ao mesmo tempo, conhecer ainda mais sobre a vida e a obra do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues.

Com esta primorosa produção e gravação jornalística, o telespectador vai ter o prazer de encontrar detalhes do mundo de Nelson, que vão dos seus trabalhos no teatro até relatos de alguns dos seus filhos.

Particularmente, agora tenho a certeza de que adquiri mais alguns bons “vts” para “rodar” em mesa de bar. Afinal, como mesmo disse o próprio Nelson Rodrigues: “O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes brasileiras passam por ele”.