quinta-feira, 5 de julho de 2007

Mesas da sexta-feira - Completo

Textos da assessoria de imprensa da Flip:

Mesa 6 – 10h
A VIDA COMO ELA FOI
Fernando Morais, Paulo Cesar de Araújo e Ruy Castro
No final de 2006, o historiador Paulo Cesar de Araújo publicou Roberto Carlos em detalhes, biografia do cantor mais popular do Brasil nas últimas quatro décadas. Fruto de 15 anos de pesquisas e de mais de 200 entrevistas, o livro foi bem recebido pelo binônimo "público e crítica". Mas desagradou o biografado, que impediu na Justiça a circulação do livro. Nesta mesa, Araújo conversa com os dois principais biógrafos em atividade no país, que também já experimentaram o gosto dos tribunais por conta de seus livros.

Mesa 7 - 11h45
ÁLBUM DE FAMÍLIA
Ahdaf Soueif e Ana Maria Gonçalves
Suas histórias abarcam gerações. Seus personagens atravessam continentes e culturas. Da África Ocidental ao Brasil, do Norte da África à Inglaterra, homens e mulheres que nadam contra o fluxo incessante da história — e o testemunham. Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor, a primeira saga brasileira narrada da perspectiva de uma escrava, conversa com Ahdaf Soueif, cujos romances — como O mapa do amor — traçam o impacto emocional de andar pela corda bamba que separa o Oriente do Ocidente.

Mesa 8 – 15h
TERRAS
Antônio Torres e Mia Couto
Nossa casa é a terra que deixamos para trás, o lugar ao qual jamais podemos retornar. Terra sonâmbula, o já clássico romance de estréia do autor moçambicano Mia Couto, lança um olhar melancólico sobre um país devastado pela guerra civil. Em sua obra mais aclamada, Essa terra, o romancista baiano Antônio Torres descreve as amarguras de um imigrante nordestino forçado a deixar sua casa em busca de uma vida melhor na chamada cidade grande. Dois narradores singulares fazem leituras de suas últimas obras e discutem como a literatura pode brotar de dentro do chão.

Mesa 9 – 17h
CRIME E CASTIGO
Dennis Lehane e Guillermo Arriaga
A aleatoriedade da violência nos centros urbanos é apenas um dos temas que unem as obras destes dois grandes romancistas e roteiristas. O mexicano Guillermo Arriaga, autor de Um doce aroma de morte, assin ou os roteiros de filmes premiados, como “Amores brutos” e “Babel”. Dennis Lehane, que escreveu uma série de romances policiais ambientados no sul de Boston, é o autor de Sobre meninos e lobos, adaptado para o cinema por Clint Eastwood. A morte — no papel e na tela — estará presente no cardápio de Parati.

Mesa 10 - 19h
PANTERAS NO PORÃO
Amós Oz e Nadine Gordimer
“Qualquer escritor que tenha um mínimo de valor espera propiciar um brilho tênue para iluminar o labirinto belo e sangrento da experiência humana”, diz a Prêmio Nobel Nadine Gordimer. Mas qual é o significado da literatura num país dividido pela história, embotado pela opressão ou dilacerado pela violência? Gordimer, autora de A filha de burger, e Amós Oz, o mais importante romancista e destacado militante pela paz em Israel, autor de De amor e trevas, falam sobre o papel da literatura no resgate de uma humanidade permeada pela injustiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, Roberto Carlos até tentou impedir a divulgação da biografia n-autorizada de paulo César Araújo. Mas para conseguir isso em definitivo, teria q bancar a Cicarelli. Só q em vez do youtube.com, precisaria tirar do ar todos os compartilhadores de arquivos existentes na rede. Como não consegui a versão impressa, cuja venda foi suspensa graças à determinação judicial favorável ao cantor, apelei mesmo e agora possuo a minha em pdf, baixada by e-mule. Thanks a lot, Rei Roberto!

Anônimo disse...

Lerei em casa, no domingo, tudo, tudinho. Só passei pra deixar um registro. Sem tempo de me deliciar com a leitura. Amo vocês!!! Letícia